Site Detran SC → WWW.DETRAN.SC.SCV.BR – Acesse

O DETRAN/SC – Departamento de Trânsito de Santa Catarina – é um órgão público voltado para a fiscalização de veículos e regularização de documentos que habilitam os motoristas a circularem pelas vias públicas de acordo com as leis.

O órgão também é responsável por recolher impostos como IPVA e Licenciamento, que são obrigatórios e devem ser pagos anualmente.

No site do DETRAN estão diversas informações úteis aos motoristas, de simples dúvidas até serviços essenciais como emissão de guias de pagamento.

É o que você confere neste texto.

Site Detran SC – Como acessar

Site Detran SC - Como acessar

Como todo site, basta digitar http://www.detran.sc.gov.br/ em um navegador web (de computador, tablet ou celular), que você terá acesso ao conteúdo do site.

A página inicial é sempre atualizada com informações pertinentes, boletins e guias rápidos em épocas de grande demanda, como início de ano quando ocorre o pagamento do IPVA.

Na parte superior do site estão algumas abas de conteúdos que podem ser úteis aos motoristas e tem conteúdo mais fixo, como guia de leis, download de materiais, telefones, etc.

SITE DETRAN SC – Serviços

Com a internet, muitos serviços públicos passaram a ser disponibilizados online, facilitando não só a vida dos motoristas que ganham tempo resolvendo pequenas solicitações totalmente de casa, mas também para os órgãos que desafogaram a demanda presencial.

A digitalização dos serviços também extinguiu a necessidade do envio por correspondência de guias de pagamento dos principais impostos, que agora é feita 100% online pelos próprios donos dos veículos.

O atendimento presencial ficou destinado à casos específicos, quando existem pendências de longa data ou outros problemas que não podem ser solucionados remotamente.

Alguns serviços que são oferecidos no site do DETRAN/SC:

  • Visualização de documentos;
  • Atualização de documentos;
  • Situação de veículo;
  • Acompanhamento de solicitações;
  • Agendamento de atendimento;
  • 2ª via de CNH;
  • Emissão de CLRV;
  • Validação de documentos.

Todos eles podem ser acessados pela aba ‘DETRAN Digital’, e é necessário um cadastro com CPF e senha para acesso aos serviços.

CNH

Site Detran SC → WWW.DETRAN.SC.SCV.BR – Acesse

Entre os principais serviços do site, está a consulta de dados da CNH totalmente online.

Através do link http://www.detran.sc.gov.br/informacoes/cnh-habilitacao é possível:

  • Consultar pontuação;
  • Emitir guias;
  • Acompanhar solicitação de habilitação;
  • Resultado de Provas.

Para ter acesso a essas informações basta clicar no link, inserir o número do seu CPF e o registro CNH.

Veículos

A guia de veículos, que é identificada pelo ícone de um carro, é uma das principais do site, por conter os serviços mais utilizados pelos motoristas em épocas de recolhimento de impostos como IPVA, DPVAT e Licenciamento.

Para ter acesso às informações:

Esta consulta irá mostrar os dados do seu veículo, e quando for o caso, a opção de emitir as guias de pagamento de taxas e impostos correspondentes ao período.

Nesta aba também é possível solicitar 2ª via o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, essencial para a circulação do veículo em vias públicas.

Quando o envio pelos Correios é extraviado, ou o documento é perdido por algum motivo, essa função pode ser bastante útil.

Multas e Infrações

Ainda no site do DETRAN/SC, é possível consultar se o seu veículo possui registros de multas e infrações pendentes, que podem impedir a circulação do veículo em situações mais extremas.

Neste link  podem ser consultadas inúmeras informações, desde os critérios de aplicação das multas, até os procedimentos de como recorrer.

Taxas

Site Detran SC → WWW.DETRAN.SC.SCV.BR – Acesse

No intuito de manter a transparência com os motoristas e informar anualmente as mudanças de taxas, que podem ser alteradas de acordo com a meta de recolhimento dos órgãos e reajustes anuais, o site do DETRAN também disponibiliza uma guia com todas os valores das taxas cobradas no ano vigente.

Essas informações podem ser úteis para verificar se a taxa cobrada na sua guia está de acordo com a base de cálculo de determinado ano. Quando ocorrem divergências, esses valores podem ser usados para contestar o valor cobrado.

Comente