O que acontece se você for parado com o IPVA Atrasado?

Em meio às diversas demandas do início de ano, com muitos gastos, alguma coisa pode ficar de fora entre a escolha das prioridades. Pra quem tem um automóvel, um desses custos de início de ano é o IPVA. 

Você sabe o que acontece caso seja pego com o IPVA atrasado?? Saiba isso e como regularizar a situação:

IPVA – O que é?

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é cobrado anualmente pelos governos estaduais. Corresponde a uma taxa de 1,5% até 4% sobre o valor de mercado do veículo, calculado pelo governo com base na tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).  

Atraso

Deixar de pagar o IPVA não representa uma infração de trânsito. Porém existe uma multa a ser paga, relacionada ao acréscimo de juros no valor do imposto sobre o veículo.

Caso o IPVA do veículo não seja pago dentro do prazo estipulado pelo calendário estadual, uma multa será cobrada de acordo com o tempo do atraso do pagamento pelo proprietário.  A multa é calculada sobre o valor do imposto do veículo e o atraso não gera pontos na CNH do responsável.

Apesar de não ser eu sí uma infração de trânsito, deixar de pagar o IPVA do carro impossibilita seu licenciamento, o que pode causar muita dor de cabeça. Caso o proprietário  seja barrado em uma blitz com o licenciamento vencido, pode ocorrer a retenção e apreensão do veículo pela polícia, até a regularização do débito pelo dono. Caso isso ocorra, a multa para o proprietário é de R$293,47, mais 7 pontos na carteira de habilitação.

Consultar IPVA atrasado

Os proprietários de veículos normalmente recebem uma carta através dos Correios informando os valores e a data para se quitar o IPVA em atraso. Em decorrência da greve dos Correios ou por qualquer outro motivo, caso não tenha recebido a carta, a consulta do débito pode ser feita no site da Secretaria da Fazenda do seu estado. Lá serão requisitados seus dados de RENAVAM e placa do veículo. A impressão do boleto para pagamento pode ser solicitada através do próprio site.

Outra opção é ir até uma sede da Secretaria da Fazenda na cidade onde o veículo foi emplacado para consultar a existência de algum débito pendente.

Quitando o IPVA atrasado

Siga o passo a passo para quitar sua dívida do IPVA:

  1. No site do Detran da Secretaria da Fazenda do seu estado, busque a área destinada a débitos do IPVA e insira a placa do veículo e o RENAVAM.
  2. Emita a guia de pagamento, ou Guia para Regularização de Débitos (GRD). Lá estarão os valores atualizados com juros e encargos a serem pagos, devido ao atraso.
  3. O pagamento pode ser feito de duas formas: a dívida pode ser quitada integralmente ou parcelada, com acréscimo de juros. Se optar por quitar em prestações, o processo pode ser feito pelo site do Detran ou na Secretaria da Fazenda do seu estado, onde a dívida pode ser negociada.
  4. O pagamento do débito pode ser feito em um posto de atendimento da Secretaria da Fazenda, em uma casa lotérica ou um banco.

 

Comente