Licenciamento 2021 SC: Consulta e Tabela de Pagamento

O Licenciamento 2021 SC é um dos diversos impostos presentes na vida dos brasileiros. É importante entender que o Licenciamento 2021 SC é válido por um ano, ou seja, há a necessidade de fazer o seu pagamento a cada 365 dias.

O objetivo deste documento é comprovar se realmente o veículo em questão está regularizado para que ele possa continuar circulando livremente pelas ruas, avenidas e vias do estado catarinense.

O que você sabe sobre esse imposto? Tem alguma dúvida? Esclareça todas no texto abaixo:

Licenciamento 2021 SC: Como funciona?

Como funciona o licenciamento do veículo

Quem não efetuar o pagamento do Licenciamento 2021 SC referente ao seu veículo pode desencadear multas e até mesmo remoção do seu automóvel, você já sabe, não é mesmo?

Entretanto, precisa conhecer outras questões fundamentais sobre esse documento que foi criado a fim de garantir melhores condições ao trânsito catarinense e de todo o restante do país.

Diretamente ligado aos conhecidos Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA 2021) e ao Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de via Terrestre (DPVAT), o 2021 Licenciamento nada mais é que o documento responsável por indicar se um veículo está ou não em conformidade com as exigências ambientais e de segurança recomendadas para o setor automotivo.

Sendo assim, para todo condutor do estado, estar em dia com esse imposto e atender aos requisitos apontados é a única forma de obter o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), documento que deve estar sempre por perto do condutor enquanto dirige para que seja apresentado quando solicitado pelos órgãos fiscalizadores do município.

Pagamentos e prazos do Licenciamento 2021 SC

Como já foi dito a cobrança do Licenciamento 2021 SC é realizada anualmente e de forma obrigatória para todos aqueles que possuem veículos automotores terrestres, por isso, é indispensável acessar as informações com frequência para evitar confusões de datas e/ou valores.

Ainda que a tabela atual não tenha sido divulgada, é possível ter uma base de quanto será cobrado ao observar os últimos valores aplicados.

Vale lembrar também que assim como os outros impostos, a taxa do licenciamento também é calculada de acordo com os critérios estabelecidos pelos estados, o que significa que, como já foi observado, o valor pago pelo condutor que reside em Santa Catarina pode ser diferente do pago pelos motoristas mineiros ou paulistas, por exemplo.

No geral, o valor pago no estado catarinense fira em torno de R$80,00 e R$100,00 por veículo e não apresenta diferença quanto ao modelo ou ano de fabricação, que é um dos fatores que possibilitam o cálculo do IPVA 2021, por exemplo.

Tabela DPVAT 2021

Outra questão importante sobre o pagamento do Licenciamento 2021 SC é a verificação da tabela que é exibida também anualmente pelo Departamento Estadual de Transito de Santa Catarina, o Detran SC.

Nas linhas e colunas que formam essa tabela, os milhares de condutores do estado podem encontram dados sobre o licenciamento que deverá ser pago por cada proprietário de veículo.

Fique atento(a) ao site oficial do Detran SC, essa é a melhor opção para ter acesso a essa tabela e todas as suas indicações!

Consequências do não pagamento Licenciamento 2021 SC

Ainda que muitas pessoas aleguem não concordar com o pagamento e os altos valores exigidos pelos impostos anuais cobrados para quem tem um ou mais veículo, não há como fugir das consequências desencadeadas pelo não pagamento dos mesmos.

No estado de Santa Catarina, caso o motorista seja surpreendido sem o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, o CLRV, ou esteja com ele atrasado, o que significa que o Licenciamento 2021 SC não foi pago conforme as regras e diretrizes da tabela, multas poderão ser aplicadas, assim como a apreensão do veículo pode ser solicitada e pontos na Carteira Nacional de Habilitação podem ser perdidos.

Vivenciar essas situações é tudo o que você não quer, não é mesmo? Por isso, lembre-se sempre de apresentar o comprovante de licenciamento do ano anterior, do pagamento do IPVA do ano anterior e vigente e do pagamento da taxa de renovação do ano vigente para dar entrada ao pedido do seu Licenciamento 2021 SC.

Ah! E não se esqueça, claro, de quitar antes da data de vencimento os seus impostos e tributos, pois somente assim será possível ir e vir para todo local enquanto dirige o veículo que sempre sonhou chamar de seu.

Comente