Como e Onde Pagar as Multas do Detran em Santa Catarina?

Multas de trânsito são uma dor de cabeça para grande parte dos motoristas. Mesmo os mais cuidadosos às vezes se encontram em uma situação complicada e cometem infrações. O Detran, órgão responsável pela penalização de infrações de trânsito, caracteriza as multas como leves, médias, graves ou gravíssimas, e cada uma possui uma determinação própria para valor e pontuação na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Detran SC: Consultar Multas e Pontos na CNH (passo a passo)

Para os condutores desavisados, aqui estão algumas infrações consideradas leves, cujo valor é em média R$80 e acarreta em três pontos na carteira:

  • Dirigir sem estar com a CNH ou documento do veículo;
  • Estacionar na calçada ou na faixa de pedestre;
  • Estacionar no acostamento;

 

Algumas infrações médias com valor de R$130, e penalidade de quatro pontos na carteira:

  • Parar o veículo em um cruzamento;
  • Parar o veículo em viadutos, pontes ou túneis;
  • Utilizar o veículo para jogar água nos pedestres;

 

Graves com penalidade de cinco pontos:

  • Deixar de prestar socorro à vítima de acidente de trânsito;
  • Estacionar o veículo afastado da guia da calçada (meio-fio) a mais de um metro.
  • Estacionar o veículo no passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, ciclovia, ciclo faixa.

 

Gravíssimas com penalidade de sete pontos:

  • Dirigir veículo com validade da habilitação vencida há mais de 30 dias;
  • Dirigir veículo com habilitação cassadaou com suspensão do direito de dirigir;
  • Dirigir veículo com habilitação de categoria diferente da do veículo que esteja conduzindo.

Mas como quitar os meus débitos?

Nem todo mundo sabe como os trâmites dentro do Detran funcionam e ficam em dúvida sobre como quitar os débito junto ao órgão. Mas não se preocupe, é bem simples!

Para realizar o pagamento de multas e taxas do Detran-SC, o motorista deve solicitar a abertura do processo junto ao órgão, localizado na Av. Almirante Tamandaré, 480, na cidade de Florianópolis, mediante apresentação dos documentos pessoais e do veículo. Ou então por meio de despachantes credenciados. É possível também solicitar no site do Detran-Sc, pelo Dossiê do Veículo.

Então será emitida a guia de quitação que pode ser paga em qualquer agência bancária ou caixa eletrônico dos bancos afiliados: Banco do Brasil, Creditran, Cecred, Bradesco, Santander, Unibanco, Itaú, Caixa Econômica Federal ou Sicoob/Bancoob. Os pagamentos realizados através do Banco do Brasil e Creditan tem baixa no sistema na mesma hora, já os pagamentos feitos pelas demais instituições podem sofrer uma demora até serem compensados. Importante checar a previsão de baixa no sistema para não realizar o pagamento em atraso, o que acarreta em juros.

Pagamentos realizados on-line via internet através dos sites dos bancos têm previsão de quitação em até 24 horas.

Importante lembrar que caso as informações descritas na notificação da multa estejam incorretas ou o motorista não concorde com a autuação, existe a opção de recorrer. O prazo para contestar a multa é de 15 dias. Após a entrega do requerimento, o Detran tem o período de 30 dias para entrar em contato com o infrator para informar se o pedido foi acatado ou não.

Se o dono do veículo não tiver causado a multa, é necessário informar o Detran para que a multa seja redirecionada ao real responsável.

Comente